Com esta base, podemos medir em tempo real ou não valores que representam quantidades.
Em uma estratégia de negócio, seria profissional sair do empírico e tornar as certezas científicas e aqui está uma ótima forma de isso acontecer.
Eventualmente nas empresas, ouvimos muito as lideranças questionarem seus colaboradores sobre determinado resultado e adivinha qual é a resposta campeã?
Isso mesmo, é a famosa frase -tá tudo bem ou – tá muito bom.
Agora vem cá, qual o conceito de “tudo bem” é “tudo bom” quando se trata de resultados? O fato é que estas respostas denotam amadorismo e não levam a lugar algum.
Uma instituição que deseja obter resultados concretos precisa através de métricas, realizar acompanhamento constante e comparativos para verificar as variações e as causas.
Feito isso, há a possibilidade de expor nestes dados, desempenho dos processos do trabalho, das pessoas, etc.
A construção dos KPI´s do seu negócio podem ser constituídas com foco na importância dos dados que se deseja enxergar, acompanhar. O que, efetivamente, é importante pra você saber?
Esses índices podem ser criados com a ajuda de quem vai gerá-los para você, geralmente um gerente que representará o setor ou todos os setores da empresa.
Quando há uma discussão para se descobrir quais deles são importantes, damos sequência a um outro ponto importante, o que fazer com estes dados.
Eles serão comparados e com o resultado da comparação, as causas da queda ou do crescimento e a partir daí, gerar o plano de ação a ser apresentado à equipe.
No início deste texto quando descrito que os KPI´s poderiam ser em tempo real ou não, vai de encontro com como e com que rapidez deseja gerar estes índices.
Aquele que não é em tempo real exige a consulta de relatórios por período dos quais os números serão extraídos e colocados em uma planilha para gerar as métricas.
Além de não ser “in time”, este método gera um consumo de tempo absurdo e dependendo de quanto tempo é gasto, os números já não serão mais reais, estarão desatualizados. Para que as métricas sejam “in time” a empresa necessita buscar a automação dos processos.
Eventualmente não é raro encontrar empresas que não tem seus processos definidos, sem ter um início, meio e fim padronizados.
Estes processos precisam de elaboração e depois de elaborados, vão em forma de automação para uma plataforma que automatiza as partes operacionais, como se fosse um “robozinho” fazendo pra você. Obviamente que com isso, o ganho de tempo em produtividade é gigante, ou seja, os dados e os processos em grande demanda em menos tempo.
Então, se deseja que seu negócio seja eficiente e com otimização de tempo, aplique os KPI´s adequados para seu negócio.