Quem são os executivos mais buscados na América... Pesquisa realizada pela Michael Page levou em conta 1.580 ofertas de emprego divididas entre Brasil, México, Colômbia,...
No discurso oficial da prefeitura de Blumenau, a criação do programa de recuperação fiscal Renovar, oficializada na manhã desta quarta-feira na presença de representantes de entidades empresariais e da imprensa no gabinete de Napoleão Bernardes (PSDB), representa uma oportunidade para o contribuinte, em um cenário de grave crise econômica, quitar taxas e impostos como IPTU e ISS em aberto.
Quem aderir à iniciativa a partir do dia 5 deste mês ganha um benefício: se livrar dos juros e da multa gerada pelo atraso no pagamento dos tributos, restando apenas o valor original do débito acrescido de correção monetária (reposição da inflação). Isso, no entanto, vale para quem pagar a dívida em cota única. O blog já havia antecipado o funcionamento do programa.
Na prática, porém, o objetivo do Renovar não é apenas dar uma colher de chá aos devedores. A prefeitura vê aí também uma fonte de receita em tempos de arrecadação crítica. A ideia de instituir um novo programa de recuperação fiscal – o governo Napoleão já havia adotado ação semelhante em 2013 – vinha sendo estudada há algum tempo, mas enfrentava certa resistência interna. Afinal, a medida tem potencial para soar antipática diante de quem quita suas obrigações em dia.
O secretário de Gestão Financeira, Roni Wan-Dall, admite o receio e revela que a pasta chegou a estudar não isentar integralmente a multa decorrida do atraso. A necessidade de o dinheiro pingar no caixa o quanto antes, ainda em 2017, fez o governo recuar.
A prefeitura estima recuperar algo em torno de R$ 15 milhões com o Renovar, cuja adesão poderá ser feita até 29 de setembro. Se entender que for necessário, o Executivo pode prorrogar o programa por mais 90 dias. Os recursos arrecadados serão usados para bancar despesas de custeio, principalmente a folha salarial dos servidores.
Ao contrário da edição passada, a possibilidade de parcelamento foi descartada desta vez. O secretário Roni Wan-Dall usa um dado estatístico para justificar: pelo histórico, cerca de 80% dos contribuintes que negociam uma dívida em até 96 vezes deixam de honrar o compromisso a partir da 13ª parcela. Como há urgência por recursos, a opção foi estabelecer a cota única para garantir o benefício da isenção de juros e multa.
Entenda o programa
— O Renovar é um programa de recuperação fiscal que permite ao contribuinte, seja ele pessoa física ou jurídica, quitar seus débitos junto ao município sem multas ou juros. Para ter direito a essas isenções, o pagamento deve ser feito à vista, em cota única.
— O prazo de adesão começa no dia 5 de junho e vai até 29 de setembro. O programa pode ser prorrogado por mais 90 dias.
— Podem aderir todos os contribuintes com débitos junto ao município e aqueles que já estão quitando as dívidas pela modalidade de pagamento parcelamento.
— A expectativa da prefeitura é recuperar um valor estimado em R$ 15 milhões.
— Os pagamentos devem ser feitos por meio de emissão de guias pelo Portal do Cidadão (www.blumenau.sc.gov.br/cidadao), pessoalmente na Praça do Cidadão e na sala de atendimento da Dívida Ativa, localizada no térreo da prefeitura, das 8h às 17h.
— Podem ser pagos pelo Renovar débitos referentes a IPTU, ISS, alvará e contribuição de melhoria. Débitos protestados, parcelados ou com recursos administrativos, devem ser pagos pessoalmente.
— Mais informações com a gerência de cobrança pelos telefones 3381-6929 e 3381-7523.
FONTE: http://wp.clicrbs.com.br/pedromachado/2017/05/31/os-objetivos-do-novo-programa-de-recuperacao-fiscal-da-prefeitura-de-blumenau/?topo=77,2,18,,,77 - Blog Pedro Machado