Índice de desempenho ou simplesmente KPI (Key Performance Indicator), são indicadores de desempenho que podem ser aplicados em qualquer modelo de negócio.
Com esta base, podemos medir em tempo real ou não valores que representam quantidades.
Em uma estratégia de negócio, seria profissional sair do empírico e tornar as certezas científicas e aqui está uma ótima forma de isso acontecer.
Eventualmente nas empresas, ouvimos muito as lideranças questionarem seus colaboradores sobre determinado resultado e adivinha qual é a resposta campeã?
Isso mesmo, é a famosa frase -tá tudo bem ou – tá muito bom.
Agora vem cá, qual o conceito de “tudo bem” é “tudo bom” quando se trata de resultados? O fato é que estas respostas denotam amadorismo e não levam a lugar algum.
Uma instituição que deseja obter resultados concretos precisa através de métricas, realizar acompanhamento constante e comparativos para verificar as variações e as causas.
Feito isso, há a possibilidade de expor nestes dados, desempenho dos processos do trabalho, das pessoas, etc.
A construção dos KPI´s do seu negócio podem ser constituídas com foco na importância dos dados que se deseja enxergar, acompanhar. O que, efetivamente, é importante pra você saber?
Esses índices podem ser criados com a ajuda de quem vai gerá-los para você, geralmente um gerente que representará o setor ou todos os setores da empresa.
Quando há uma discussão para se descobrir quais deles são importantes, damos sequência a um outro ponto importante, o que fazer com estes dados.
Eles serão comparados e com o resultado da comparação, as causas da queda ou do crescimento e a partir daí, gerar o plano de ação a ser apresentado à equipe.
No início deste texto quando descrito que os KPI´s poderiam ser em tempo real ou não, vai de encontro com como e com que rapidez deseja gerar estes índices.
Aquele que não é em tempo real exige a consulta de relatórios por período dos quais os números serão extraídos e colocados em uma planilha para gerar as métricas.
Além de não ser “in time”, este método gera um consumo de tempo absurdo e dependendo de quanto tempo é gasto, os números já não serão mais reais, estarão desatualizados. Para que as métricas sejam “in time” a empresa necessita buscar a automação dos processos.
Eventualmente não é raro encontrar empresas que não tem seus processos definidos, sem ter um início, meio e fim padronizados.
Estes processos precisam de elaboração e depois de elaborados, vão em forma de automação para uma plataforma que automatiza as partes operacionais, como se fosse um “robozinho” fazendo pra você. Obviamente que com isso, o ganho de tempo em produtividade é gigante, ou seja, os dados e os processos em grande demanda em menos tempo.
Então, se deseja que seu negócio seja eficiente e com otimização de tempo, aplique os KPI´s adequados para seu negócio.
André Bartsch